Sintegração
Conceitos Hertzberger
A Sintegração foi uma dinâmica de discussão até então inédita para mim e que me surpreendeu positivamente quanto colaboração para a riqueza do debate. A definição dos papéis de debatedor, crítico e observador foram bem interessantes, principalmente em uma realidade na qual muitas vezes as pessoas têm dificuldade de escutar e esperar para dar suas opiniões. Discutir os conceitos abordados no livro "Lições de Arquitetura" nos espaços da escola foi muito importante para desenvolver um olhar crítico em relação aos ambientes que usamos diariamente, e particularmente passei a perceber diversos espaços que antes eram "invisíveis" para mim. Nesse viés, conversamos bastante sobre o enrijecimento do espaço que a maioria dos projetos promovem, de maneira que os indivíduos possuem pouca ou nenhuma abertura para modificá-lo. Esse assunto torna-se ainda mais latente quando pensamos que a Escola de Arquitetura, que é uma faculdade pública e de acesso público, deveria dar liberdade para os estudantes e profissionais que a usam, construí-la. No entanto, ficou evidente que um dos únicos espaços realmente destinado aos alunos é o D.A., visto que as outras áreas da faculdade são quase que "sagradas e intocáveis". Nessa perspectiva, foi discutido também em grupo como essa falta de sentimento de responsabilidade quanto à construção do espaço e a falta de oportunidades para isso leva à uma alienação, muito abordada no livro, que tem como objetivo a eliminação de conflitos. Assim, no caso da Escola, pode ser observado que o D.A. concentra as manifestações políticas, ideológicas e culturais dos alunos, que não são realizadas nos espaços de uso geral.
Por fim, foi interessante perceber esses aspectos na faculdade, sendo que o livro elucida bastante sobre qual a função da arquitetura e como isso influencia no tipo de arquitetos que almejamos ser. Assim, fica evidente a tendência de tratar os projetos como algo imutável, desconsiderando as pessoalidades que serão inseridas ali através do tempo. Portanto, me fez refletir bastante se desejo realizar monumentos, esculturas, que são intocáveis ou se quero realizar projetos reais, para pessoas reais, que devem identificar-se com o ambiente que utilizam, dando liberdade para modificá-lo da maneira desejada.
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