Rede de Implicações
A primeira Rede de Implicações foi realizada através da experimentação do espaço e a percepção das sensações que ele desperta. Nesse viés, o objetivo era compreender o que leva à tais sensações, percebendo os aspectos materiais que as promovem. Além disso, foi possível perceber o que essas relações materiais-sensações provocam no indivíduo, especificando então essas consequências através de verbos (ações).
Posto isso, ao visitar o local o grupo definiu a rede de Implicações. A princípio, logo na entrada, existe certa confusão quanto à função do espaço, causada pelo entulho e a bagunça, que despertam a aflição e o desejo de sair do espaço. Assim, essa ação de afasta-se é motivada pelo não entendimento do ambiente, que leva a crer que não pode e não quer adentrá-lo.
O segundo aspecto percebido pelo grupo foi a irregularidade do chão, visto que o seu desnível dificulta e bloqueia o acesso, tanto de pessoas, quanto o transporte de caixas frequentemente realizado pelos funcionários no local.
A terceira sensação observada foi a de contato, constatada a partir dos diversos vestígios deixados pelos funcionários, desde roupas à mudas de planta, que evidenciam a relação de pessoalidade que existe no local. Foi interessante ver que toda vez que fomos ao local esses vestígios mudavam e sempre havia algo novo, mostrando a passagem constante e diária das pessoas. Além disso, a proporção do local, por ter uma dimensão pequena, proporciona a concentração, principalmente na área coberta definida pelo telhado. Dessa maneira, esses materiais e sensações levam à um desejo de aproximar e se relacionar com o ambiente, desenvolvendo uma percepção de pertencimento.
A quarta sensação diz respeito à grande quantidade de ferramentas, entulhos e lixo que pode ser percebida no local. Esses materiais levam a um sentimento de excesso, visto que existe uma falta de lugar para tais coisas serem destinadas, ficando então nos espaços "vagos" que as comportam. Portanto, incomoda observar essa acumulação de objetos, que sufoca o indivíduo e que muitas vezes não precisava estar no local.
Por fim, a quinta sensação foi despertada ao sentar nos blocos de concreto, que não possuem função, despertando esse conceito de versatilidade de uso. No entanto, ela foi descartada na remodelação da Rede, uma vez que essa suporta versatilidade do local e a possibilidade de transformação está presente em todos os espaços, não sendo uma sensação ou característica do local.
Comentários
Postar um comentário