Espaço Intervenção
O grupo é comporto por Ana Luiza Bonilla, Ana Luiza Villalba, Anna Clara Telles, Caio Ferreira, Kayke e Nina Coutinho. Os espaços cogitados foram o a entrada da Escola, o Museu e a área externa/hortinha. O primeiro espaço nos interessou, visto que ele realiza a transição do espaço externo para o espaço interno, evidenciando o conceito de "soleira" abordado por Hertzberger no livro "Lições de Arquitetura". Um aspecto que se destacou foi o fato de ao observas a passagem das pessoas, perceber que muitas desviavam do pilotis da Escola, pensando ser inapropriado a passagem por essa área, entendida como privada. Assim, nos indagou em relação a quais aspectos que levam a essa concepção e como uma intervenção poderia afetar isso.
O segundo espaço analisado foi o Museu da Escola. Esquecido e pouco visitado, o museu é uma riqueza da faculdade que tem sido deixado de lado. Ao visitar o local parece que não foi projetado com a função de exposição e sim a exposição encaixada em um lugar já existente. Ele é mais caminho do que destino, o que é percebido na própria rampa, que guia o caminho do indivíduo, estabelecendo uma passagem. Dessa maneira, foi discutido também a questão das luzes, da disposição dos objetos, das formas colocadas no local, que mais afasta do que convida o espectador.
Por fim, o espaço escolhido por nós foi a área externa/hortinha, que é um "puxadinho" da Escola e que possui vários aspectos a serem explorados. Nesse sentido, a escolha do local se deu principalmente pela função principal que ele possui, de ser uma área de serviço destinada aos funcionários, sendo diferente dos outros espaços da escola, mais destinados aos alunos. Posto isso, nas discussões acerca dele é perceptível como o espaço é um "canivete suíço", que possui diversas funções isoladas, que não conversam entre si e que não funcionam de maneira eficiente. Nesse viés, há um conflito de usos que pode ser percebido na imagem abaixo, que evidencia a utilização do espaço como armazenamento de materiais e ferramentas, despejo de entulhos, teste de material de aula. Além disso, foram percebidos vários obstáculos no local, como os tanques na passagem, o poço inutilizado e os quadrados de concreto que não possuem função. Assim, o espaço possui um potencial enorme que não tem sido bem aproveitado.
Dessa forma, a escolha do grupo visa desenvolver um espaço para os funcionários terceirizados, visto que eles não possuem uma copa própria como os outros funcionários da Escola.
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