Pesquisa dos Fotógrafos


 Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier, conhecido como pai do fotojornalismo, documenta "momentos decisivos", o instante em que existe um equilíbrio entre a tela e a cena que será refletida, de acordo com ele. Tal imagem foi escolhida pelo grupo, pensando em como os elementos da fotografia conversam entre si e cumprem um papel na composição da foto. A imagem da mulher chama imediatamente a atenção do espectador, que depois passa a reparar a presença do fotógrafo e em sequência a do garçom. Assim, Henri trabalha de maneira interessante os reflexos causados pelo vidro presente entre ele e a mulher. Além disso, o fundo da obra traz um equilíbrio para ela e torna possível que as pessoas sejam vistas, como o carro revela a mulher e a loja revela o garçom e o fotógrafo. Dessa maneira, o grupo destacou dessa foto os elementos: contraste, intensidade, reflexos e olhar direto. 

Wilson Baptista


Wilson Baptista apresenta Belo Horizonte através do seu olhar, evidenciando as transformações arquitetônicas e urbanas que ocorreram durante os anos 1930 e 1960 na capital mineira. Essa fotografia utiliza de elementos diferentes, como a curva no primeiro plano e a forma retangular no fundo, de maneira a trazer a sensação de movimento. Cada um deles está indo para direções diferentes, dando uma ideia de dispersão para fora do plano. Além disso, Wilson revela apenas uma parte do objeto completo, levando o espectador a questionar de que se trata o que está representado, questionamento em vão, visto que a imagem objetiva a abstração. Os elementos destacados pelo grupo foram: dispersão, curva, movimento, formas diferentes, sobreposição.

Roger Humbert 


Roger Humpert foi pioneiro na fotografia concreta em 1950, distanciando-se da figuração e trabalhando com as imagens formadas pela luz. A imagem acima traz a atenção inicial para as cores, que estabelecem certa repetição, levando a uma ideia de movimento. À medida que as faixas vão diminuindo sua largura nas bordas da foto, essa ideia cresce. Além disso, existe certo reflexo dessas faixas na parte inferior, trazendo a sensação de profundidade e de uma "linha" na qual elas estão apoiadas. Os elementos escolhidos pelo grupo foram: cores, repetição, padrão, reflexo.

Heinz Hajek-Halke 



Heiz, nascido em 1898, foi um fotógrafo experimental alemão, que trabalhou muito com dupla exposição, colagens e montagens. Na fotografia acima é possível perceber essa dupla exposição, utilizando o trabalho com luz e a imagem da escada no fundo. Tal combinação faz com que o olhar percorra pela obra, principalmente pela presença de diagonais na escada e na própria "chama". Existe também um movimento para cima que prende a atenção do espectador. Assim, os elementos escolhidos pelo grupo foram: chama, sobreposição, jogo. 

Grupo

Anna Clara Teles Matos
Caio ferreira da Costa
Fernanda Sica Barbosa
Ana Luiza Rodrigues Bonilla
Nina Coutinho Duarte
Juliana do Carmo Ribeiro
Lucas Oliveira dos Santos
Henrique Rodrigues Sales




Comentários

Postagens mais visitadas